TRABALHO NA ITALIA - Procurando emprego


trabalho na italia

Para quem tem interesse sobre o mercado de trabalho na Itália e inicialmente quer saber como está o desemprego por aqui, apresento o dado deste último novembro: taxa de desemprego, 11,32%.

Não é a mais empolgante das taxas mas a boa notícia é que esse índice vem diminuindo como se pode observar no gráfico do ISTAT, o IBGE italiano. Em novembro de 2014 o índice era de 13,07% e veio caindo pouco-a-pouco ao longo do ano seguinte.

desemprego italia

Mesmo fora das estatísticas, aqui em Gênova, por exemplo, é possível observar tanto nos noticiários como nos comércios e serviços que a economia, mesmo que timidamente, vem melhorando. Vide notícia de 29/1/2016 da ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata) sobre o novo record na movimentação de containers no Porto de Gênova em 2015.

economia italiana

Após esse breve panorama, dou cinco dicas para te auxiliar na busca por trabalho e depois uma lista de sites para você começar a procurar "il tuo bel posto di lavoro".

1ª dica: leia algo sobre a legislação trabalhista italiana, nem que comece pelo Wikipédia, mas leia. Você vai assinar um contrato de trabalho e é melhor conhecer as regras previamente.

2ª dica: adote a rotina de ler/assistir notícias relacionadas a empregos nos meios midiáticos da Itália - jornais, blogs, websites, fanpages, etc. Além de ficar atualizado sobre o assunto, isso te ajudará tanto nas escolhas profissionais quanto numa futura entrevista.

3ª dica: visite constantemente os sites de emprego que mais te interessarem. Com a prática você ficará familiarizado com os termos utilizados pelo mundo laboral italiano, bem como os termos locais da tua área de atuação.

4ª dica: nos sites que disponibilizam a ferramenta, inscreva-se na newsletter. Você receberá as atualizações, por vezes semanais, sobre as várias ofertas de empregos.

5ª dica: prepare o teu Curriculum Vitae no formato padrão da União Europeia. Para isso você pode fazer uso do aplicativo online da Europass. Segue o link: https://europass.cedefop.europa.eu/editors/it/cv/compose

A lista de sites abaixo não pretendeu ser definitiva mas nem por isso foi composta a esmo. Tratam-se de sites que, entre tantos outros, eram os que mais reuniam informações de qualidade e/ou que ofereciam bons recursos de busca e seleção de ofertas de trabalho.

Sites principais: esses dez sites são motores de busca e reúnem um amplo rol de ofertas de trabalho. Comparando uns com os outros você certamente vai encontrar ofertas repetidas - e é bom que encontre mesmo! Dessa forma você obterá informações em um que em outro estão omitidas. http://it.indeed.com http://www.infojobs.it http://www.jobindex.it http://lavoro.trovit.it http://www.jobisjob.it http://www.lavoro24.it http://www.openjob.it http://www.bachecalavoro.com http://www.impiego24.it http://www.cercolavoro.com

Sites secundários: classifiquei esses dois sites como secundários somente porque a quantidade de ofertas neles são menores do que nos dez anteriores. Contudo, neles você obterá mais informações de qualidade sobre o mundo do trabalho, algo normalmente ausente nos dez sites principais. http://lavoro.corriere.it http://www.lavoratorio.it

Sites excelência: os dois sites fazem muito bem o que se propõem a fazer. A despeito de ambos terem origem nos Estados Unidos, apresentam boas ofertas não somente da Itália mas de outros país da Europa. Recomendo a quem quer - e tem currículo - para entrar na disputa europeia independente do país. http://www.careerbuilder.com/jobseeker/jobs/jobfindil.aspx http://www.efinancialcareers.it (especializado nos setores financeiro, bancário, contábil e de seguros)

Sites especializados: esses quatro sites são de empresas especializadas na busca e seleção de candidatos. Muitas empresas as contratam para encontrar quem elas estão buscando. http://www.adecco.it http://www.obiettivolavoro.it http://www.iqmselezione.it http://www.randstad.it

Blog sobre o mundo do emprego: dos blogs, o que mais chamou a atenção. Além de ofertas de trabalho tanto privadas quanto públicas (concursos), os redatores disponibilizam informações sobre formação e dicas para quem está a procura de trabalho. http://www.newslavoro360.it

Soluções para Carreiras

Sites desespero: Se você começou escolhendo e passados alguns meses se vê reduzindo as exigências e o salário ao nível do solo, eis teus novos sites de busca! Dei esta classificação a estes três sites porque neles se anuncia de tudo, inclusive empregos. Você vai encontrar todo tipo de oferta e não sonhe demais porque neles o teu futuro empregador não quis investir sequer o valor do anúncio para te achar. http://www.subito.it/annunci-italia/vendita/offerte-lavoro http://www.bakeca.it/annunci/offerte-di-lavoro http://www.kijiji.it/offerte-di-lavoro/offerta

Veja também o vídeo sobre esse tema no nosso canal no YouTube. Clique AQUI.

#EmpregonaItália #TrabalhonaItália

Posts Recentes
Posts por Categorias
Posts por Tags
Nenhum tag.