TRABALHO NA ITALIA - É fácil conseguir emprego?


trabalho na italia porto

Uma das primeiras perguntas das pessoas que pensam em vir morar no Bel Paese é a seguinte: "É fácil conseguir emprego na Itália?". Bem, inicialmente existem muitos fatores que influenciam na admissão de um candidato. Convenhamos que as pessoas que mais poderiam saber a resposta são o candidato - que conhece o que tem a oferecer, e o seu potencial contratante - que sabe o que está procurando. Todavia, pretendo neste artigo explicitar em poucas linhas um panorama geral da economia italiana para melhor auxiliar na decisão. Para começar, a Itália faz parte da União Europeia que atualmente é composta por 28 países. Isso significa que além da circulação de pessoas, todas as mercadorias, serviços e capitais tem livre circulação dentro dos territórios dos Estados-membros - um mercado de alto poder aquisitivo para as empresas italianas. Segundo dados do Banco Mundial, o PIB (Produto Interno Bruto) da Itália em 2014 foi de US$ 2,144 trilhões com uma população de 61,34 milhões de pessoas. Comparativamente, o PIB do Brasil no mesmo ano foi de US$ 2,346 trilhões, quase o mesmo, porém com uma população de 206,1 milhões de pessoas. Em outras palavras, na Itália se produz aproximadamente três vezes mais riqueza por cada habitante em relação ao Brasil.

trabalho na italia comparativo PIBxpopulaçao

De acordo com os dados mais recentes do ISTAT (Istituto nazionale di statistica), há na Itália um total de 4.390.513 empresas ativas que empregam anualmente em média 16.426.790 trabalhadores. Ao longo do país, essas empresas estão uniformemente distribuídas pelo território:

- Nas regiões do Noroeste (Lombardia, Piemonte, Liguria, Valle d'Aosta) estão 28,96% dessas empresas;

- Nas regiões do Nordeste (Veneto, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Trentino Alto Adige, Bolzano, Trento) estão 21,28%;

- Na região Central (Lazio, Toscana, Marche, Umbria) estão 21,65%;

- Nas regiões do Sul (Campania, Puglia, Calabria, Abruzzo, Basilicata, Molise) estão 19,56%;

- Nas Ilhas (Sicilia, Sardegna) estão 8,55%.

Contudo, quando se adentra nos dados sobre faturamento é que se pode observar em que regiões se encontram o "motores econômicos" do país:

- As regiões do Noroeste representam 38,17% do faturamento total;

- As do Nordeste, 23,91%;

- As Centrais, 23,44%;

- As dos Sul 9,95%;

- As Ilhas 4,53%.

trabalho na italia economia

Como é característico de economias mais desenvolvidas, o setor de serviços é a atividade econômica com maior número de trabalhadores (69,5%), seguido do setor industrial (26,9%) e finalizando com o setor agrícola (3,6%). Para fechar, apresento o dado que mais me surpreendeu nas pesquisas econômicas sobre a Itália: este é um país de microempresas pois 95,16% das empresas tem até 9 colaboradores!

Soluções para Carreiras

Espero ter fornecido informações úteis para um primeiro panorama sobre a economia e o mercado de trabalho italiano, em especial o setor empregador. Quanto a se será fácil conseguir emprego na Itália, não tenho essa resposta, porém sei de um modo garantido de não conseguir: não tentando.

#TrabalhonaItália #EmpregonaItália

Posts Recentes
Posts por Categorias
Posts por Tags
Nenhum tag.