CIDADANIA ITALIANA - Certidão Negativa de Naturalização (CNN)

Neste artigo vou descrever o passo a passo para se obter a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do seu antepassado italiano (antenato). Mas antes, vamos entender o que é e para que serve a CNN.

A CNN é um certificado expedido pelo Ministério da Justiça que declara não constar pedido de naturalização em nome do antenato italiano. Ela é necessária porque é um dos documentos solicitados pelos Consulados da Itália no Brasil para reconhecimento do direito à cidadania italiana. Para obtê-la você deve acessar o link "Emitir CNN" do site "e-Certidão".

certidao negativa de naturalizacao CNN

No primeiro conjunto de campos chamado "Dados do requerente", você vai preencher com os seus dados: Nacionalidade, Nome do interessado, Sexo do interessado, Grau de parentesco, Motivo da solicitação (no caso, aquisição de cidadania) e Indicar o país (no caso, Itália). No segundo conjunto de campos chamado "Dados do requerido", você vai preencher com os dados do seu antenato italiano: Nome, Sexo, Nome do pai, Nome da mãe, Data de nascimento ou Ano e País de nascimento. Observação importante 1: esses dados do antenato italiano devem ser preenchidos de acordo com a certidão obtida na Itália! O reconhecimento do direito à cidadania é baseado na comprovação da linhagem familiar. Se você ainda não tem a certidão original, você pode contratar o Meu Contato Na Itália para remetê-la ao Brasil. Observação importante 2: apenas no campo "Nome" você poderá e deverá, utilizando o botão "+", informar as variações do nome do seu antenato que constam nas certidões brasileiras. Exemplos comuns de variações de nomes entre as certidões italianas e brasileiras: Giuseppe trocado por José, Giovanni trocado por João, Guglielmo trocado por Guilherme, Luigi trocado por Luiz, etc.

No último campo você deve repetir os caracteres de controle exibidos na caixa e depois clicar no botão "Emitir". Na sequência o site vai abrir a certidão em formato .PDF para você fazer o download e imprimir. Pronto! Você tem a sua CNN!

certidao negativa de naturalizacao CNN

O último procedimento a ser realizado é obter a autenticação da CNN que alguns escritórios do Ministérios das Relações Exteriores (MRE) nos Estados exigem para carimbar o documento. Então é melhor se prevenir de eventuais surpresas de última hora e também pegar logo a autenticação. Acesse o link "Autenticar CNN" do site "e-Certidão". No campo "Protocolo da CNN" você informa o número que consta no topo da CNN. No campo "Data da Emissão" informe a data que consta na CNN. No campo "Hora da Emissão", informe exatamente a hora que consta na CNN. Depois repita os caracteres de controle exibidos na caixa e clique no botão "Consultar". Na sequência o site vai abrir uma página com um botão "Imprimir". Imprima o documento e pronto! Você também tem a autenticação da sua CNN!

Soluções para Cidadania

Observação importante 3: carimbe primeiro a CNN no escritório do MRE do seu Estado de residência ou no MRE/Brasília e somente depois traduza para o italiano.

#Cidadaniaitaliana #Documentoscidadaniaitaliana #Cidadaniafaçavocêmesmo

Posts Recentes
Posts por Categorias
Posts por Tags
Nenhum tag.