MORAR NA ITALIA - Custo de vida: Supermercado

O ISTAT (o IBGE italiano) apresentou o fechamento do índice da inflação ocorrida na Itália em 2015: 0,1%! Um índice, confesso, que me salta aos olhos quando comparo com a nossa inflação do Brasil que fechou 2015 com 11,28%.

Todavia, realizado esse brevíssimo comparativo, um outro modo de observar o gráfico mensal da inflação italiana de 2015 é que a partir de maio o índice inverteu o sentido e de uma situação de deflação (índice negativo) passou à inflação (índice positivo). Em termos mais simples isso significa que a economia voltou, mesmo que timidamente, a se aquecer.

inflacao na italia

No âmbito desse artigo que se propõe a falar sobre o custo de vida na Itália, em especial sobre a despesa ordinária de supermercado, deixo de lado o "economês " e parto para uma exemplificação prática embora a realidade não seja tão simplista.

Soluções para Cidadania

Uma situação de deflação ocorre quando os consumidores diminuem suas idas às compras e diante dessa baixa do consumo, os supermercados partem para baixar os preços para não restarem com os estoques abarrotados, os fornecedores e funcionários sem os devidos pagamentos, etc. A volta da inflação, por outro lado, significa que os consumidores voltaram às compras e diante dessa maior demanda, os supermercados "sentem" que podem reequilibrar os preços, aumentando-os.

custo de vida na italia supermercado

Analisamos os preços de alguns produtos da cesta básica comprados em um supermercado Coop de Gênova. Tendo em vista que o índice anual de inflação italiano se aproxima do zero, os valores exibidos podem servir de referência para quem pensa em vir morar na Itália, estudar e até mesmo começar a "engordar o porquinho" visando uma futura viagem.

#MorarnaItália #VivernaItália #CustodevidaItália

Posts Recentes
Posts por Categorias
Posts por Tags
Nenhum tag.